O primeiro passo para quem está entrando na carreira profissional e ainda não possui carteira de trabalho é fazer o cadastro PIS, para assim, poder receber diversos benefícios oferecidos pelo Programa de Integração Social (PIS). Esse cadastro é feito em agências da Caixa Econômica Federal gratuitamente, e com ele é possível receber o número de integração social, responsável, que dá acesso a vários direitos básicos do trabalhador brasileiro.


Cadastro PIS

Cadastro PIS – Como se cadastrar no PIS Caixa

O principal benefício oferecido para quem pertence ao PIS é o abano salarial 2017 ou décimo quarto salário do Governo Federal, o qual, conta com a cobrança de impostos dos empresários brasileiros, para conseguir manter essa ajuda para os trabalhadores mais pobres.

Assim, esse texto vai falar de tudo do Cadastro PIS, desde de como fazer até a data limite, para que vocês tenham todas as informações em mãos quando forem realizar esse procedimento.

Como se cadastrar no PIS Caixa

A primeira atitude a se tomar para se cadastrar no PIS Caixa é ir até uma agência bancária da Caixa Econômica Federal, com os seguintes documentos em mãos:

  • Documento de identidade com foto: Para comprovar que é você mesmo
  • CPF
  • Comprovante de endereço

Com a posse desses documentos, é bem rápido para realizar o seu cadastro PIS e em apenas alguns minutos, você já sai da agência inscrito no PIS, o que acaba sendo ótimo. Se você ainda quiser fazer a carteira de trabalho, basta levar esse número PIS até um posto de atendimento Ministério do Trabalho e a carteira de trabalho sai na hora, sem complicações.

Importância do cadastro PIS

O cadastro no PIS é de fundamental importância na vida de um trabalhador, primeiro porque ele permite que esse trabalhador tenha direito a uma série de concessões dadas pelo governo, como o já citado abono salarial e o seguro desemprego, caso aja alguma ocorrência ruim e você passe a ficar desempregado, por fim, quem está cadastrado no PIS 2017 vai ter direito aos auxílios do INSS no caso de acidente ou invalidez. Somente tem direito aos benefícios pagos pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social quem tem cadastro no PIS/PASEP,

Além disso, quem está cadastrado no PIS, tem um melhor controle das suas garantias, já que acaba se registrando e larga o trabalho informal, o qual, não garante nenhum tipo de proteção e progresso.

Sem ele não é possível fazer a carteira de trabalho

Quem não se cadastrada no PIS, ainda enfrenta um outro tipo de problema, que é não conseguir retirar os benefícios da carteira de trabalho, como a aposentadoria, já que o Governo Federal usa os números do cadastro PIS para controlar a quantidade de trabalhadores existentes e saber para qual pessoa deve mandar um determinado auxilio, por exemplo, para estabelecer as datas do Calendário PIS 2017.

Empregada Doméstica tem direito ao PIS

Quem não se cadastra no PIS, acaba ficando fora dessa fonte de informação do Governo e consequentemente, perde a oportunidade de receber a ajuda governamental.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...