A Caixa Econômica Federal é a responsável pela maior parte dos pagamentos dos benefícios sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família e o Abono Salarial Caixa – Referido muitas vezes como Caixa PIS. Esse benefício possui extrema importância para a população mais carente do Brasil, pois ajuda os trabalhadores de baixa renda a consolidarem sua renda anual através do pagamento de um décimo quarto salário, no valor de um salário mínimo.


Caixa PIS

Caixa PIS – Benefício do Abono Salarial do Trabalhador

O que é o PIS

O Caixa PIS é uma ação praticada pelo Governo Federal, que dá, a alguns trabalhadores específicos, uma espécie de décimo quarto salário, para assim, tentar equiparar, menos que um pouco, a diferença de renda entre os trabalhadores de classe mais baixa para a classe mais alta e assim diminuir a desigualdade social do Brasil.

Esse abono normalmente é pago ao final do ano, mas, em 2017, devido à crise econômica que o Brasil atravessa, o calendário pis 2017 começará a ser pago no meio de 2017 e só será finalizado em 2018, um pequeno atraso com relação ao cronograma normalmente exercido.

Tabela PIS 2017

Tabela PIS 2017 – Calendário PIS de pagamentos Caixa 2017

Valor do Caixa PIS

O valor desse benefício sempre segue a tabela do salário mínimo, o que acaba sendo positivo, pois, como o salário mínimo tem um reajuste anual, dado pelo Governo Federal, o PIS, acompanha essa tendência e acaba tendo aumentos anuais também.

Para esse ano, o PIS Caixa 2017 a ser pago será de 940 reais, o que pode ser um grande alívio nas contas familiares, as quais, estão todas apertadas e em condições difíceis de serem quitadas.

Quem tem direito a receber o PIS

O abono salarial, ou PIS, é pago para os trabalhadores do setor privado, que se enquadrem nas seguintes regras:

  • Tenham cadastro no PIS há pelo menos 5 anos;
  • Tenham pelo menos 30 dias de carteira assinada no ano anterior;
  • Recebam no máximo até dois salários mínimos;
  • A empresa em que trabalha tenha informado corretamente seus dados ao Governo.

Essas informações serão passadas por meio do preenchimento adequado da relação Anual de Informações Sociais (RAIS), que é um registro que o Governo mantém, sobre todas as pessoas, as quais, estejam recebendo algum tipo de benefício social, apenas para um controle, nada muito sério.

Empregadas domésticas tem direito ao PIS Caixa?

É por isso que as empregadas domésticas, apesar da Pec da Domesticas, aprovada em 2014 pelo Congresso Nacional, ainda não contam com direito ao PIS 2017, já que elas não trabalham em um setor privado, uma casa não é uma empresa e assim elas não se enquadram na lei do abono salarial.

Existe a expectativa, porém, de que as domésticas possam passar a ser incluídas no pagamento desse benefício nos próximos anos, mais isso vai depender da aprovação do pagamento de leis que adequem as contribuições para permitir o pagamento do Caixa PIS às domésticas.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...