Os trabalhadores que são beneficiados pelos programas desenvolvidos pelo Governo Federal utilizam o Cartão Cidadão que muito se assemelha a outros cartões magnéticos, mas com o diferencial de que sua finalidade é para consultar saldo e extrato ou fazer o saque dos benefícios recebidos.


Com o crescimento e ampliação de diversos programas trabalhistas e sociais, o Governo Federal decidiu criar o Cartão Cidadão com o intuito de organizar e centralizar a consulta e saque das remunerações pagas pelos programas aos milhares de brasileiros beneficiados. Porém, existe só um programa que não utiliza o Cartão Cidadão que é o Bolsa Família, o qual possui cartão próprio e exclusivo.

Cartão Cidadão

Cartão Cidadão

Se você está cadastrado em programas como o PIS 2018, PASEP 2018, Luz para Todos e Seguro Desemprego, mas não ainda não possui o Cartão Cidadão precisa adquirir o quanto antes. Veja a seguir como usufruir desse importante direito.

Como Fazer Cartão Cidadão

Se você não possui o seu cartão, mas deseja obtê-lo é só fazer o seguinte:

  • Dirija-se pessoalmente até uma agência da Caixa munido de seus documentos pessoais, a sua Carteira de Trabalho e o Termo de Responsabilidade preenchido, cuja assinatura deve ser realizada somente em presença de um funcionário do banco.

Ao apresentar os seus documentos e assinar o Termo de Responsabilidade você já vai criar a sua senha de seis dígitos e depois é só aguardar a confecção do cartão, cujo prazo estipulado é de 15 a 25 dias. E sabe quanto custa para ter o seu Cartão? Nada, pois o mesmo é gratuito!

Feito todos estes procedimentos você só precisará depois retornar à agência da Caixa para buscar o seu cartão. Veja a seguir como fazer o seu desbloqueio.

Como Desbloquear

O Cartão Cidadão possui uma medida de segurança semelhante à dos cartões de crédito – ele chega até você bloqueado. Após recebê-lo é necessário que você faça o desbloqueio que pode ser realizado por meio de uma dessas opções seguintes:

  • Pelo telefone – É só ligar para a Central de Atendimento (0800 726 0207) entre 08 e 20 horas e prestar atenção às opções de acesso aos serviços da Caixa. Escolha “Desbloquear Cartão Cidadão” e siga as instruções da chamada;
  • Caixa eletrônico – É só realizar o procedimento no terminal. Procure a opção de desbloqueio do cartão. Se tiver alguma dúvida ou dificuldade peça ao funcionário da agência para te auxiliar.
Desbloqueio de Cartão

Desbloqueio de Cartão

Consulta Saldo

Sempre que desejar fazer a consulta do saldo do seu Cartão utilize o site da Caixa ou então diretamente neste link (https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01), embora seja válida também a consulta nos terminais eletrônicos da Caixa ou por aplicativo no celular.

Mas a opção pela internet é mais cômoda. Para tanto, é só digitar na tela o número do seu PIS/PASEP (que se encontra no próprio cartão), se tiver uma senha internet é só digita-la. Marque a caixa “Não sou um robô”, e em seguida clique sobre o botão “ok” para realizar a consulta.

Consultar o Saldo

Consultar o Saldo

E quem não possui senha, o que deve fazer? É bem simples, neste mesmo formulário é só digitar o seu NIS (PIS/PASEP), clicar no botão “Cadastrar senha” e criar a sua para acessar o serviço e verificar todas as informações importantes na área exclusiva como, por exemplo, o FGTS e o Seguro desemprego.

CONFIRA TAMBÉM:

Recuperar Senha

Ao criar a senha do Cartão Cidadão é importante que a mesma seja única e você consiga se lembrar com facilidade. Mas se acontecer de não conseguir se lembrar deve fazer o seguinte: Acesse novamente o link da Caixa (https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01), digite o seu NIS (PIS/PASEP)  e clique no botão “Esqueci senha”. Depois é só seguir as instruções para recupera-la. Se após este momento você desejar altera-la é só clicar no botão “Trocar senha”.

Recuperação de Senha

Recuperação de Senha

2ª Via do Cartão

Se por algum motivo ocorrer uma perda, roubo ou furto e ficar sem o seu Cartão Cidadão será necessário solicitar uma segunda via. O procedimento deve ser o mesmo realizado na primeira vez em que fez a solicitação, ou seja, dirigir-se até uma agência da Caixa com os seus documentos pessoais, a sua CTPS e o Termo de Responsabilidade.

Como você acabou de ler, é bem simples adquirir o Cartão Cidadão. Então faça valer o seu direito.

E se você gostou deste artigo deixe a sua curtida no botão abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...