O FGTS ou o Fundo de Garantia é um dos modelos de programa, que oferece o amparo ao trabalhador que acaba de perder o seu emprego, mais bem-sucedidos do Governo Federal. Ele é voltado para amparar os trabalhadores que executam as suas atividades sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e que perderam os seus empregos sem justa causa, ou seja, foram pegos de surpresa com a notícia de uma demissão inesperada. O trabalhador ainda tem a opção de consultar o Extrato FGTS e saber quanto terá direito a sacar, em caso de demissão.


Todos os meses, o empregador deve realizar o depósito do FGTS na conta da Caixa em que o trabalhador deve estar devidamente vinculado. E, de forma semelhante à caderneta de poupança, o FGTS também possui rendimentos, os quais são de 3% ao ano.

Extrato FGTS - Saldo Fundo de Garantia

Extrato FGTS – Saldo Fundo de Garantia

Assim como em qualquer outra conta é possível fazer a consulta do saldo e do extrato do seu Fundo de Garantia para poder acompanhar regularmente a realização dos depósitos pelo seu patrão. Retirar o extrato do FGTS é simples e fácil, como você mesmo constatará ao ler todo este artigo. Veja Também:

Como funciona o FGTS

O FGTS ou o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço surgiu como um programa do Governo Federal voltado à proteção do trabalhador que tenha sido dispensado sem justa causa, por meio da abertura de uma conta que seja devidamente vinculada ao contrato de trabalho.

Como uma poupança, a conta do FGTS recebe depósitos todos os meses, sendo que cabe ao empregador essa responsabilidade, cujo valor a ser creditado deve ser o correspondente a 8% do salário pago a cada funcionário.

Como consultar o extrato do FGTS

A consulta do FGTS é bem simples, fácil e prática. Para isto, basta escolher qual dos três meios disponíveis é melhor para você. Veja a seguir quais são:

Consultar o FGTS pela internet: A praticidade que a tecnologia nos oferece permite fazer a consulta do seu Fundo de Garantia a qualquer momento e a qualquer horário. Para fazer a consulta online você precisará acessar o site da Caixa Econômica Federal, clicar em “Benefícios e Programas”, e em seguida na opção “FGTS”. Na nova página é só clicar sobre o botão “Consulte seu FGTS”.

Consulta Extrato FGTS

Consulta Extrato FGTS

No formulário apresentado na tela informe os seguintes dados solicitados: o número do seu PIS e a sua senha de acesso ao sistema (senha internet). Se, por acaso, você não tiver realizado o cadastro de sua senha é só fazer o procedimento através do botão/menu correspondente para acessar os dados do seu Fundo de Garantia.

Consultar o FGTS nas agências da Caixa: Outra alternativa viável e que ainda é bastante utilizada por boa parte dos trabalhadores é fazer a consulta do seu beneficio diretamente no banco ou, se ainda preferir, nas Casas Lotéricas. Para fazer a consulta “presencial” é só se dirigir a uma das duas unidades munido do seu Cartão Cidadão, ou se não o tiver apresentar os seus documentos pessoais, embora seja mais interessante apresentar a sua carteira de trabalho por já constar todos os dados necessários como, por exemplo, o número do seu PIS.

Consultar o extrato do FGTS pelo telefone: A Caixa disponibiliza os chamados canais de atendimento para facilitar a comunicação entre a instituição, seus clientes e a população de modo geral. Para fazer a consulta do seu benefício ou mesmo tirar alguma dúvida diretamente com o atendente é só ligar para a Central através do número 0800 726 0207. A ligação é gratuita e o atendimento é realizado todos os dias e em qualquer horário.

Quem tem direito ao FGTS?

Os trabalhadores que são beneficiados com o Fundo de Garantia são os seguintes:

  • Trabalhadores formais que executam as suas atividades com contrato regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
  • Trabalhadores que fazem parte dessas categorias, a saber: rurais, avulsos, temporários, safreiros (são aqueles operários que atuam somente em períodos de colheita) e os atletas profissionais;
  • Diretores não empregados e empregados domésticos (ambos são opcionais cabendo à decisão de possível inclusão ao seu empregador).

Como sacar o FGTS?

Para retirar o seu Fundo de Garantia é necessário reunir toda a documentação referente ao seu trabalho (fornecida pelo próprio empregador), seus documentos pessoais, carteira de trabalho, número do PIS/PASEP e se dirigir até uma agência da Caixa.

Atenção: O Governo Federal acaba de divulgar o Calendário FGTS, com as datas de saque do Fundo de Garantia em 2017 para quem tem conta do Fundo de Garantia Inativa desde 2015.

Espero que este artigo tenha te ajudado, mas se tiver alguma dúvida é só mandar a sua mensagem pelos comentários abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...